Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.
Quando um vulcão entra em erupção, dele sai um material derretido, de cor avermelhada, a lava.
De onde aparece a lava?
A lava vem do magma, que por sua vez vem daquela camada da Terra chamada manto, que é a parte muito quente e pastosa do interior da Terra. No manto as temperaturas encontram-se em altíssimas temperaturas, imagine que o magma atinge 1500º C!
A diferença entre o magma e a lava é que o magma está aprisionado o interior da Terra, sob uma grande pressão. Quando o magma atinge a superfície, os gases escapam para a atmosfera. Podemos dizer que a lava é o magma sem os gases e sob pressão atmosférica.
Existem duas maneiras do magma chegar à superfície:
A primeira é a presença de água e a segunda é aliviando-se a pressão.
Há mais de quatro bilhões de anos, no início da formação da Terra, havia muito mais vulcões do que hoje em dia. Na época não havia vida no planeta, nem mares, nem rios e muito menos terra firme. A superfície da Terra era coberta por vulcões que expeliam lavas. Os gases que escaparam formaram a atmosfera (o ar que respiramos) e a hidrosfera (rios, lagos e mares).
A lava foi se resfriando e deu origem às placas que atualmente conhecemos, as rochas magmáticas, tem as extrusivas, na superfície (dando origem ao basalto-que serve para fazer calçamento de rua) e tem as intrusivas, a alguns quilômetros de profundidade (originando os granitos, utilizado para fazer pias).
Para entender melhor a pequena circulação e a grande circulação, pedi que os alunos formassem grupos e truxessem um coração para poder explicar na prática como acontece a circulação.
Os alunos puderam compreender a diferença entre veias e artérias, observaram as cavidades e a valvas, sendo assim a aula tornou-se mais atraente e interessante.