quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Valorização do Professor


Banalização X Valorização do Professor

Num passado remoto, estudar não era para todos e quem tinha estudo era valorizado. Ser normalista naquela época era motivo de orgulho para as famílias. A elitização do ensino, valorizava a inserção dos educandos de famílias humildes e fazia com que os alunos dessem valor a sua bolsa de estudos ou a sua escola, pois a qualquer momento ele poderia perder a vaga na escola, nesse contexto o professor era valorizado.
Nos dias atuais os professores não são mais respeitados como eram antigamente, pois as autoridades banalizaram o ensino. Fez vista grossa no nível de ensino. Passou a pagar mal ao seu professor e o mesmo, desestimulado deixou de cumprir o seu papel como deveria.
O paternalismo educacional foi o grande vilão. A escola pública tem que dar: uniforme, livro didático, tênis, mochila, pagar a passagem, dar café da manhã, almoço, ministrar vermífugo, poli-vitaminas e até mesmo remédio para escabiose. Por que isso? Onde está a família? A sociedade passou a confundir o papel do professor com o papel da família, pois o professor tem a obrigação de ensinar, quem tem a obrigação de educar é a família. Educação vem de berço!
Uma forma de valorizar o professor é dar condições dignas de trabalho para que ele possa alcançar a qualidade da educação tão almejada. O que vemos hoje em dia, é um profissional que ganha 40% a menos que um profissional com a mesma escolaridade. O piso nacional atualmente é de R$ 1.187,97 e por isso o professor é obrigado a ter uma jornada dupla ou até tripla de trabalho, sem contar que leva trabalho para casa (provas e trabalhos para corrigir). Seria justo valorizar esse profissional, pois hoje em dia já não é mais motivo de orgulho ser professor e os nossos jovens de hoje estão cada vez menos se interessando por essa profissão. Quando a oferta for grande e a demanda for pouca, quem sabe a proposta de salário melhore? Então, os professores serão verdadeiramente valorizados.
O dia em que as pessoas perceberem que para formar qualquer profissional o professor é peça fundamental não irão banalizar a importância desse profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário